ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

O Ensino Fundamental Anos Iniciais no Colégio Átrio preserva o respeito à infância, oferecendo uma educação diversificada e potente para todas as crianças. Nosso currículo incentiva a interação entre colegas, professores, ambiente e novos conceitos. As crianças desenvolvem competências em diferentes áreas do conhecimento, exploram a literatura, expressam-se artisticamente, estudam culturas variadas, praticam o pensamento científico e resolvem desafios matemáticos.A aprendizagem é facilitada por meio de desafios e brincadeiras livres e dirigidas, enquanto as crianças adquirem ferramentas cognitivas e de convívio social.

Essa etapa costura com sucesso a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental Anos Finais, proporcionando uma jornada de aprendizado feliz e eficaz para as crianças

Manhã:  7h – 12h30
Tarde: 13h – 18h30

PROPOSTA PEDAGÓGICA

o que é importante para você,
é importante para nós:

escola construtivista

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, adotamos uma abordagem construtivista, onde as crianças são incentivadas a construir ativamente seu conhecimento, explorando o mundo e interagindo com ele.

construtivista
escola aprendizagem projetos

Nossa abordagem pedagógica enfatiza a aprendizagem por projetos, permitindo que as crianças explorem tópicos de interesse e desenvolvam habilidades de pesquisa, resolução de problemas e colaboração.

Aprendizagem
por projetos
escola santos formação de leitores

Priorizamos a formação de leitores desde cedo, promovendo o amor pela leitura e a ampliação do vocabulário nas séries iniciais.

Formação
de leitores
escola democratica infantil em santos

Fomentamos um ambiente escolar democrático, onde as crianças aprendem a importância da participação e do respeito às opiniões.

Escola
democrática
escola santos

Nosso ambiente acolhedor e envolvente nas séries iniciais visa garantir o bem-estar emocional das crianças, promovendo um ambiente onde elas se sintam felizes.

Crianças
felizes
pensamento curioso

Estimulamos o desenvolvimento do pensamento crítico e da curiosidade desde cedo, encorajando as crianças a questionar, explorar e enfrentar desafios com confiança.

Pensamento crítico
e curioso

iNglês

Com carga horária estendida, o objetivo do programa de línguas do Átrio é estimular o desenvolvimento da habilidade de se comunicar no idioma. Ouvindo e se familiarizando com a língua, as crianças ganham confiança e respondem aos estímulos, participando das aulas voltadas ao estudo da língua e das aulas vivenciais (Experiences). São atividades lúdicas como culinária, jogos, brincadeiras, dramatização e música, que ajudam as crianças a se expressar com o inglês como segunda língua.

Além disso, trabalhamos a cultura de outros países, especialmente em datas comemorativas, como o Saint Patrick´s Day, o Halloween e o Thanksgiving.  A sólida parceria com a YOU Bilíngue garante a excelência no ensino do idioma.

ESTUDOS DO MEIO

Os estudos do meio são saídas que estimulam o processo de ampliação do repertório sociocultural de alunos(as) e educadores(as). As ações permitem aos participantes o contato com diferentes realidades, incentivam o processo investigativo por meio de observação, interação e pesquisa e estimulam o processo reflexivo sobre o mundo que os cerca. As turmas participam tanto de atividades no entorno quanto de viagens mais longas, para conhecer museus, apreciar exposições itinerantes e entrar em contato com a natureza de maneira imersiva.

ALIMENTAÇÃO

Assinados pela nossa nutricionista, os nossos cardápios são elaborados de forma a agradar o paladar infantil e atender à demanda nutricional que as crianças precisam para crescer com energia e saúde. A nutricionista também conduz oficinas de culinária e oferece dicas de alimentação saudável para as famílias.

Para o lanche, os familiares podem escolher trazer o lanche de casa ou optar pelas preparações servidas pela escola. O cardápio é disponibilizado todo mês.